Plano de aula
Introdução
Esse plano de aula é sobre Medidas de
Comprimento, foi criado para ser desenvolvido em 2 semanas, por ser o mesmo flexível,
este tempo pode ser maior ou menor dependendo da clientela. O foco sugerido, seria
partir dos números naturais e levar o aluno até as frações. Sendo uma atividade
investigativa, espera-se que o aluno perceba a existência de medida
não inteira,A necessidade um número misto, ou uma fração.Posteriormente podemos
estar introduzindo outros conteúdos como razão, proporção e as operações básicas.
Disciplina: Matemática
Professores: Yara Florêncio Sales, Vanessa de Almeida Ribeiro Garcia,Valdete Veríssimo Gonçalves
Tema : Grandezas e Medidas e Números
Conteúdo: Medidas de Comprimento: Dos naturais as Frações
Situação
de Aprendizagem: 3
Público
alvo: 5ª série/6º
ano - volume 1
Duração: 2
semanas
Habilidades/Competências:
•
H1/GI: reconhecer as diferentes representações
de um número racional;
•
H2/GI: identificar fração como representação
que pode estar associada a diferentes significados;
•
H3/GI: reconhecer as representações decimais
dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal,
identificando a existência de "ordens" como décimos, centésimos e
milésimos;
•
H10/GII: Efetuar cálculos que envolvam
operações com números racionais (
adição,subtração,multiplicação e divisão);
•
H15/GIII: Resolver problemas com números
racionais que envolvam as operações( adição,subtração,multiplicação,divisão);
•
H41/GII:Resolver problemas que utilizam
relações entre diferentes unidades de medida.
Objetivos:
Levar o aluno a:
-Pensar
na necessidade do fracionamento de uma unidade em um processo de medida;
-Compreender que as frações e os números mistos
permitem expressar medidas em que a unidade não cabe um número inteiro de vezes
no objeto a ser medido;
-Interpretar os enunciados para a resolução de
situações-problema em diferentes contextos que envolvam os números inteiros
naturais e racionais;
-Resolver situações problemas envolvendo as
operações de adição,subtração, multiplicação,divisão com frações e decimais;
-Reconhecer uma frações equivalentes; Saber o conceito de unidades de medidas, os
sub
múltiplos e múltiplos;
-Fazer
a conversão de frações em unidades de medida;
-Perceber a frações como parte de um inteiro;
-Conhecer as medidas padronizadas e não
padronizadas;
-Conhecimento do vocabulário.
Justificativa
Mapear o percurso para o estudo do conteúdo:
medidas de comprimento (dos naturais as Frações), suas competências e
habilidades , que se encontra no volume 1 do 6º ano. Espera-se que o aluno perceba que para
aprender este conteúdo, há necessidade de ter aprendido outros
conteúdos(sistema de numeração,operações básicas, medidas de
comprimento(conversão de unidades de medidas,conceito de unidade de medidas,
medidas padronizadas e não padronizadas, múltiplos e submúltiplos de medidas,
comparação), ideia de maior e menor, conhecimento de vocabulário, que o servirá
de pré-requisito para compreensão do conteúdo atual, para atingir os objetivos
propostos, para ter sucesso no ensino e na aprendizagem e também superar as
possíveis defasagens existentes.
Estratégias
Apresentação de
atividades através de trabalho manual, envolvendo medidas de
comprimento,comparação e posteriormente a conclusão por parte do aluno da
existência de medidas além de inteira e uso de calculadora.
METODOLOGIA
Trabalhar
medidas de comprimento, usando os números naturas e as frações, através da
atividade descrita abaixo, tendo como objetivo maior a percepção por parte dos
alunos, que as frações e os números mistos permitem expressar medidas em que a
unidade não cabe um número inteiro de vezes no objeto a ser medido e também
estimular no aluno o interesse, prazer e participação na aprendizagem.
Desenvolvimento da
Atividade prática
Pegar vários objetos para que o aluno meça. A princípio, usar medidas
não padronizadas. Exemplo:
•
Medir o tamanho de uma régua usando como
medidor a caneta ou lápis.
- Medir o comprimento da parede usando como medidor a vassoura.
- Medir o comprimento da mesa usando como medidor o livro.
Depois
trabalha-se com medidas padronizadas tais como: centímetros,
metros(submúltiplos), polegadas,etc.Saber o conceito de unidades de medidas, os
submúltiplos e múltiplos.
Estes
objetos tem que ter várias medidas, desde medidas exatas e medidas não-exatas.
Espera-se que o aluno perceba a existência de medida não inteira, ou seja,
a medida escolhida não cabe um número inteiro no objeto a ser medido.
Expressará uma estimativa, dizendo que a medida encontrada fica entre um número
inteiro e outro, ou seja, este número será um número misto. Neste momento
introduz a fração, perguntando se a medida que faltou para completar o tamanho
do objeto é maior ou menor que o inteiro(objeto); se é metade ou um quarto do
inteiro,etc.Perceber a frações como parte de um inteiro.
Depois
desta primeira etapa, introduzir, frações equivalentes, situações problemas
envolvendo as operações de adição,subtração ,multiplicação,divisão com frações
e decimais; conversão de frações em unidades de medidas. Falar da importância
da unidade padronizada e também o uso do vocabulário para melhorar sua
capacidade escrita e leitora.
Recursos:
Caderno
de atividades do aluno, panfletos, revistas, caderno, lápis, caneta, vassoura,
jornais, papel, caderno, tesoura, lápis, régua, e outros materiais para medir e
ser medido, uso de recursos tecnológicos para pesquisas e imagens(com acesso a
internet ),sites educacionais, livros didáticos e paradidáticos
voltados à leitura de vários gêneros de textos para melhorar a própria leitura,
escrita e a interpretação, e jogos das frações na internet ( http://www.tsampaio.com/ic/objetos/kit1/index.html
(Frações do Professor Sagaz / Soma e Subtração de Frações), http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/fracoes/fracoes.htm#2
Avaliação e Recuperação
A
avaliação escrita para observar a competência leitora e escrita do aluno no
desenvolvimento da atividade e na descrição da mesma através de textos
narrativos. Na atividade prática, o aluno será avaliado oralmente, onde terá
que narrar o percurso feito na atividade e a sua conclusão. Será avaliado
também a sua participação seja ela individual ou no grupo.
A avaliação também será diagnóstica,
respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, seus avanços, e sempre que
for detectada alguma dificuldade no decorrer das atividades, será oferecida a
recuperação contínua para suprir esta defasagem. A retomada do conteúdo é feita
sempre que houver necessidade., pelo professor titular da sala e com o
professor auxiliar.
Referências bibliográficas:
SÃO
PAULO (Estado). Matrizes de referência para a avaliação Saresp: documento
básico/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo:
SEE, 2009.
SÃO PAULO
(Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e
suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO
PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São
Paulo: Matemática. Ensino Fundamental. São Paulo: SEE, 2009.
Para que o aluno compreenda melhor a representação decimal dos números racionais , uma atividade muito interessante porque faz parte do cotidiano do aluno é relacionar com o sistema monetário brasileiro, aproveitando desde a comparação do tipo R$ 1,04 é menor que R$1,40 até a atividade onde o professor chama a atenção quanto a relação entre as moedas de: R$0,05; R$ 0,10; R$ 0,25 ; R$0,50 e R$1,00 representando suas relações com o todo ou seja o inteiro R$ 1,00 ; variando as atividades entre desenhos das moedas, contagem , quantas cabem em R$1,00 e também fazer a relação desse aprendizado com a relação da medida de tempo em horas 1/4 h, 1/2h, 3/4h e assim sucessivamente vai se introduzindo outras representações como de medidas de massa;sempre trabalhando concomitantemente a fração , sua representação decimal, incluindo também a porcentagem. Bom trabalho a todos.
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