quarta-feira, 12 de junho de 2013

TRAÇANDO O PERCURSO E PLANO DE AULA







TRAÇANDO O PERCURSO 

Chamaremos de mapeamento de percurso a representação gráfica ou o esquema da relação entre os conteúdos fundamentais que convergem ao conteúdo central da questão analisada. Na esquematização é possível compreender qual, ou quais, caminhos foram ou deveriam ser percorridos pelo aluno de forma que o mesmo pudesse desenvolver as habilidades e competências necessárias relativas ao conteúdo central.
Aprofunda ou estender às relações  apresentadas neste mapeamento de percurso depende deu seu objetivo.Algumas vezes um esquema pouco aprofundado é suficiente para verificar e resgatar os conteúdos necessários para desenvolver a habilidade em questão.Outras vezes é preciso ampliar as relações entre conteúdos a fim de encontrar aquele ou aqueles que provocaram uma ruptura no processo da aprendizagem.
A seguir apresentarei um exemplo de um mapeamento de percurso, considerando como conteúdo principal “Razão e Proporção  ’’.

PLANO DE AULA

Um plano de aula é um instrumento que sistematiza os conteúdos, conhecimentos e procedimentos a serem executados num determinado período de tempo (uma, duas ou mais aulas), visando sempre alcançar um determinado objetivo. Deve propiciar uma situação didática concreta de aula.
Segundo Libâneo (1993), na elaboração de um Plano de aula os professores devem levar os objetivos da aula, os conteúdos a serem tratados, as tarefas de fixação a recapitulação dos conteúdos, a avaliação da aprendizagem e a consolidação.
Segue uma sugestão de alguns tópicos que julgamos importantes que o professor verifique no momento de elaborar um Plano de Aula:

*O(s) tema(s) a serem abordados,
*Objetivo geral a ser alcançado,
*Objetivos específicos,
*A justificativa de se trabalhar determinado conteúdo,
*os procedimentos metodológicos,
*Os recursos materiais tecnológicos,

*A avaliação.


Apostila da Diretoria de Ensino Regão de Registro- Vale do Ribeira




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