TRAÇANDO O PERCURSO
Chamaremos
de mapeamento de percurso a representação gráfica ou o esquema da relação entre
os conteúdos fundamentais que convergem ao conteúdo central da questão
analisada. Na esquematização é possível compreender qual, ou quais, caminhos
foram ou deveriam ser percorridos pelo aluno de forma que o mesmo pudesse
desenvolver as habilidades e competências necessárias relativas ao conteúdo
central.
Aprofunda
ou estender às relações apresentadas
neste mapeamento de percurso depende deu seu objetivo.Algumas vezes um esquema
pouco aprofundado é suficiente para verificar e resgatar os conteúdos
necessários para desenvolver a habilidade em questão.Outras vezes é preciso
ampliar as relações entre conteúdos a fim de encontrar aquele ou aqueles que
provocaram uma ruptura no processo da aprendizagem.
A
seguir apresentarei um exemplo de um mapeamento de percurso, considerando como
conteúdo principal “Razão e Proporção ’’.
PLANO DE AULA
Um plano de aula é um instrumento que sistematiza os
conteúdos, conhecimentos e procedimentos a serem executados num determinado
período de tempo (uma, duas ou mais aulas), visando sempre alcançar um
determinado objetivo. Deve propiciar uma situação didática concreta de aula.
Segundo Libâneo (1993), na elaboração de um Plano de
aula os professores devem levar os objetivos da aula, os conteúdos a serem
tratados, as tarefas de fixação a recapitulação dos conteúdos, a avaliação da
aprendizagem e a consolidação.
Segue uma sugestão de alguns tópicos que julgamos
importantes que o professor verifique no momento de elaborar um Plano de Aula:
*O(s) tema(s) a serem abordados,
*Objetivo geral a ser alcançado,
*Objetivos específicos,
*A justificativa de se trabalhar determinado conteúdo,
*os procedimentos metodológicos,
*Os recursos materiais tecnológicos,
*A avaliação.
Apostila da Diretoria de Ensino Regão de Registro- Vale do Ribeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário